
Tributo à Wilza Carla
Dedicado à memória de nossa eterna diva
anos70
cinema

O período mais próspero na carreira cinematográfica de Wilza Carla também trouxe as participações mais memoráveis(como em "Ainda Agarro Essa Vizinha"), atuações sob a batuta de grandes diretores e também contracenando com grandes atores e atrizes do cinema brasileiro.
O momento "Saramandaia" foi de vital importância, e nesse espaço de tempo ela praticamente ocupou as salas de cinema de todo Brasil com sua corpulência.
Nesse período atuou em mais de 20 produções. Filmes de grande sucesso comercial, pornochanchadas, grandes e pequenas participações. Aquilo que vinha, Wilza Carla traçava!
1970 - O Impossível Acontece
1- “O acidente”: dir, arg e rot: Adolpho Chadler; fot: Roberto Pace; mtg: Manoel Oliveira;
Elenco: Adolpho Chadler, Sanin Cherques, Dora Palermo, Billy Davis, Chico Santos, Valentim.
Sinopse: Dois sobreviventes de um desastre aéreo encontram-se no quarto de um hospital. Um deles, ao acordar no dia seguinte, fica sabendo que seu companheiro da cama ao lado nunca existira. Para complicar, descobre-se também que o acidente ocorrera vinte e cinco anos antes.
2- “Eu, ela e o outro”: dir e arg: Daniel Filho; rot: Daniel Filho e Gilvan Pereira; fot: Antônio Gonçalves; mtg: Raimundo Higino;
Elenco: Glória Menezes, Rubens de Falco, Daniel Filho. Sinopse: Lúcia, esposa insatisfeita, liquida seu marido Mauro com dois tiros no coração. Para livrar-se do cadáver, arma uma trama tão diabólica, forjando provas, que termina por fazer de seu velho e bom amigo Ernesto, sucessivamente, seu amante e assassino de Mauro.
3- “O reimplante”: dir, arg e rot: Anselmo Duarte; fot: Roberto Pace; mtg: Manoel Oliveira;
Elenco: Wilza Carla, Tião Macalé.
Sinopse: Aristóteles é um negro conquistador, que vive com uma branca gorda, feia e ciumenta. Uma noite, enquanto dorme, Aristóteles é despojado de sua virilidade por um golpe de navalha da amante. Desesperado, sai correndo pelas ruas. É quando o impossível acontece...
1970 - Prá Quem Fica, Tchau
Elenco: Reginaldo Faria, Stepan Nercessian, Rosana Tapajós, Flávio Migliáccio, José Lewgoy, Jorge Cherques, Irma Alvarez, Tânia Scher, Hugo Bidet, Gracinda Freire, Wilza Carla, Henriqueta Brieba, Paulo Porto, Almir Look.
Sinopse: Luizinho, um adolescente, vem do interior para estudar no Rio de Janeiro, e vai morar com o primo Didi, paquerador inveterado. Luizinho é órfão e traz consigo, além de muito dinheiro, uma carta do tio responsabilizando Didi por sua educação. Didi aproveita-se do dinheiro do primo e cria para ambos uma vida alegre, de praia, garotas, paquera. Luizinho, aos poucos, vai se integrando na grande cidade, e conhece Maria, seu primeiro amor. Maria é bela, estranha, quase inacessível, atormentada por um marido ciumento que termina por deixá-la viúva. Quando descobre que aquele amor não pode dar certo, Luizinho entra na mais completa fossa. Didi tenta ajudá-lo de todas as formas possíveis. Organiza, então, uma grande festa, quando surge um respeitável casal: são os tios de Luizinho, que o levam de volta para casa
1970 - Os Monstros de Babaloo
Elenco: Wilza Carla, Zezé Macedo, Helena Ignez, Betty Faria, Tânia Scher, Jack de Castro, Badu, Kleber Santos.
Sinopse: Comédia experimental de terror sobre as relações de poder num país imaginário. Uma família grotesca vive subordinada ao grande orixá babalu. Uma fábrica de banana e outra de jiló controlam a economia local.
1970 - Os Herdeiros
Elenco: Sérgio Cardoso, Odete Lara, Grande Otelo, Paulo Porto, Isabel Ribeiro, Jean-Pierre Leaud, Caetano Veloso, Mário Lago, Hugo Carvana, Afonso Stuart, Anecy Rocha, Oswaldo Loureiro, José Oliosi, Armando Nascimento, Carlos Gil, Nara Leão, Bob Nelson, Dalva de Oliveira, Daniel Filho, Wilza Carla, Luiz Linhares, André Gouveia, Laura Galeno, Maria Ribeiro, Armando Rosas, Olga Nobre, Patrícia Lins, Ferreira Goulart, Paulo Gonçalves, Renato Coutinho, Janice Mota, Amélia Simone, Cláudio Wanderley, Manoel Sanches, Oswaldo Loureiro Júnior e Escola de Samba Mangueira.
Sinopse: Um fazendeiro, barão do café de São Paulo, arruinado pela crise do café, casa sua filha única com um jornalista que chega fugido em sua fazenda, a fim de escaparem ambos às graves consequências das injunções políticas da época. Oportunista, o jornalista acaba por trair o sogro, fugindo com a mulher para a capital, depois da mudança de governo, com a queda de Vargas no pós-guerra. Na capital, busca uma ascensão rápida, passando a trair desde a mulher até os chefes, tornando-se um dos homens mais importantes do país. Um dia, chega em sua casa o filho que abandonara em São Paulo na casa do avô, e que passa a enfrentar o pai por vingança, aliando-se a notória atriz de rádio, até por fim conseguir destruí- lo. Comentários: “Uma visão pessimista (que se revelou uma previsão, infelizmente, bem-sucedida), um documentário dramatizado sobre minha geração. Aqui aparece minha descoberta da política como tragédia. Ao mesmo tempo, é uma ópera política em que aparecem meus flertes com a música e sua transparência no mundo.
1971 - Cômicos e Mais Cômicos
Elenco: Paulo Silvino, Rafael de Carvalho, Wilza Carla, Costinha, Wellington Botelho, Roberto Guilherme, Santa Cruz.
Sinopse: Homenagem aos pioneiros e à história do filme cômico brasileiro. A película tem argumento de ficção narrando as aventuras e desventuras de uma equipe pioneira do cinema e apresenta trechos de filmes antigos que mostram alguns de nossos mais famosos cômicos. Uma importante apologia por reunir material de várias décadas do Cinema Nacional. Há cenas dos filmes: Acabaram-se os otários (29); Alô, alô carnaval (36); E o circo chegou (40); Berlim da batucada (44); Malandros em quarta dimensão (54); A dupla do barulho (54); Rico ri a toa (57); Chico fumaça (58); Pega ladrão (58); Dona Violante Miranda (60); Entre os destaques, alguns dos mais amados comediantes, desde Genésio Arruda, Barbosa Jr. até Dercy Gonçalves, passando por Alda Garrido, Alvarenga & Ranchinho, Procópio Ferreira, Colé, Zé Trindade, Violeta Ferraz e, naturalmente, Oscarito e Grande Otelo.
1972 - Salve-se Quem Puder
Elenco: Navarro Puppin, Clarice Martins, Jorge Cherques, Norma Suely, Wilson Grey, Zeny Pereira, Abel Faustino, Lilian Fernandes, Leda Zeppelin, Monique Lafond, Antônio Marcos, Tião Macalé, Iracema de Alencar, Maria do Rocio, Francisco Dantas, Rafael de Carvalho, Wilza Carla, Zezé Macedo, Carlos Costa, Carvalhinho, Vitor Zambito, José Paulo Fatah, Fernando José, Banzo Africano, Carlos Pikado, Sidney Dore, Danton Jobim, Américo Gumercindo.
Sinopse: Deu a louca em jovens e “coroas” quando Anibal, um solteirão excêntrico, organizou um rally para promover uma de suas fábricas. Mas a “patota” de Fernando decidiu não levar as namoradas. Fernando acha que as garotas atrapalham. Quando Helena, a namorada dele, reúne as garotas e decidem participar sozinhas do rally, estebelece-se o pânico entre as mães. Mas Anibal empresta a Helena um calhambeque, com motor de Cadillac envenenado para 280 HP, que voa a 180 km por hora. O calhambeque parece gente: é malandro, inteligente, paquerador, humano. Também Marieta, solteirona e eterna namorada de Anibal, participa do rally em companhia de sua velha babá, Geralda. Ela pilota Jaqueline, um carango completamente maníaco, que não gosta de perder tempo, faz curvas e derruba tudo o que encontra pela frente. Os rapazes, no início, ridicularizam as garotas. Todos procuram atrapalhar o grupo contrário. Mas quem atrapalha mesmo, e põe em perigo o próprio rally, são três bandidos que tentam roubar o prêmio do vencedor, um boneco de cinco quilos de ouro. Os rapazes dominam os bandidos, pondo a salvo as garotas. Assim, formam-se os casais. Mas Fernando e Helena discordam e afastam-se da competição. O calhambeque, entretanto, consegue reunir os dois. Incentivados, retornam à corrida e, vencendo todos os obstáculos, conseguem o primeiro lugar.
1972 - Ipanema Toda Nua
Elenco: Adriana Prieto, Jacira Silva, Wilza Carla, Osmar Prado, Odavlas Petri, Berta Loran, Vera Setta, Rosita Tomás Lopes, Marina Miranda, Ângelo Labanca, Carlos Romano, Juan Bourbon, João Galante, Dudu Continentino.
Sinopse: Quatro rapazes dividem o aluguel de um apartamento em Ipanema: Carlos, seu irmão Marcelo, Ringo e José. Carlos quer ser ator; Marcelo, um tímido, aceita a liberdade moral defendida pela jovem geração, mas não a pratica; Ringo, o mais velho de todos, entrega-se somente à paqueragem e José veio mandado pelos pais para estudar no Rio de Janeiro. Da turma participam também três garotas: Geisa, Marta e Déa. Marcelo, não conseguindo realizar-se sexualmente com nenhuma delas, entra em choque com seu irmão. Ringo engana uma viúva, pega seu dinheiro e entra numa série de aventuras, carregando José consigo. Este, no auge da loucura, encontra seu pai que o leva de volta para casa. Marcelo, completamente revoltado com o irmão, resolve fazer-se homem e sai de casa. Numa festa completamente maluca, os quatro voltam a se encontrar e acabam por definir- se e amadurecem para a vida.
1974 - Mais ou Menos Virgem
Elenco: Lameri Faria, Wilza Carla, Pascoal Guida, Rafael de Carvalho, Olívia Pineschi, Zezé Macedo, Martim Francisco, Janine Carneiro, Roberto Roney.
Sinopse: Ferdinando vive tranquilamente na fazenda com Veludo, seu peru de estimação. Escreve um livro “Sexo ao Alcance de Todos”, e certo dia, insatisfeito com a solidão, resolve visitar o amigo Sérgio. Este porém, tinha se casado há um ano e em sua vida conjugal havia uma circunstância particularmente desabonadora: a esposa ainda era virgem. Um criado abelhudo e uma sogra neurótica criam uma série de confusões,que, inclusive, envolvem Ferdinando. Mas o rapaz conhece Beatriz e a leva para sua fazenda, onde irá substituir o fiel Veludo, o peru de estimação.
1974 - Ainda Agarro Esta Vizinha
Elenco: Adriana Prieto, Cecil Thiré, Lola Brah, Wilza Carla, Sérgio Hingst, Nídia de Paula, Hugo Bidet, Carlos Leite, Teobaldo, Ambrósio Fregolente, Meiry Vieira, Valentina Godoy, Angelo Antônio, Eduardo Vivacqua, Maartge Bach, Martim Francisco, Roberto Marques, Walter Schilke, Monique Nery, Marcelo Baraúna, Tatiana Kupchik, Edy Star, Jomar Nascimento, Yang Veluma.
Sinopse: Um prédio de apartamentos em Copacabana. Seus moradores, tipos representativos do bairro, vão surgindo nos corredores, nas janelas do pátio interno e no interior dos apartamentos. Eles se aproximam pela solidariedade do condomínio ou estão bloqueados pela falta de comunicação urbana. Vemos o tragicômico da vida diária desses personagens. Tatá, tomado pela desilusão, vive o caos profissional. Teresa, jovem pura, vem do interior para morar num apartamento em frente ao de Tatá. Foi trazida por tia Olga, que pretende entregá-la aos cuidados de um “agenciador”, o advogado Bob Simão. Mas o interesse e a insistência de Tatá por Teresa estragam os planos da tia e de Simão.
1975 - Um Soutien Para Papai
Elenco: Jorge Dória, Iris Bruzzi, Jose Lewgoy, Renata Fronzi, Ambrósio Fregolente, Wilza Carla, Henriqueta Brieba, Amândio Silva Filho, Nelson Caruso, Carlos Alberto, Fátima Santiago, Artur Maia, Martim Francisco, Nelson Caruso, Fátima Freire, César Montenegro.
Sinopse: Marido de Gracinha, dona de uma fábrica de sutiãs, é a profissão de Dória, malandro quarentão. Todo o seu desejo, porém, volta-se para Lara, mulher do sócio de Gracinha, Castrone. Só o que o detém é o medo que lhe infunde Castrone, na verdade um mafioso e campeão de tiro. Um dia, porém, ele consegue um encontro clandestino com Lara no apartamento de um amigo. Uma confusão da empregada acaba deixando ambos trancados. Quando tentam sair, atravessando pela janela rumo ao apartamento vizinho, as coisas se complicam e acabam ambos pendurados no ar. E o encontro, que pretendiam secreto, torna-se assim uma atração pública, com a intervenção do Corpo de Bombeiros e a presença da televisão.
1975 - Guerra Conjugal
Elenco: Lima Duarte, Jofre Soares, Carmem Silva, Carlos Gregório, Ítala Nandi, Analu Prestes, Carlos Kroeber, Cristina Aché, Dirce Migliaccio, Elza Gomes, Maria Lúcia Dahl, Oswaldo Louzada, Lutero Luiz, Wilza Carla, Zelia Zamir, Maria Veloso, Virginia Moreira.
Sinopse: O filme desenvolve paralelamente várias histórias. O advogado Osíris, que seduz mulheres em seu escritório, torna-se amante de Olga, uma senhora que começa simulando pudores e, em verdade, só os utiliza para sentir-se mais desejável. Um amigo de Osíris, bem situado na sociedade, procura constrangedoramente convertê-lo ao seu fervor homossexual. Um casal idoso e pobre, vive em crescente conflito, a ponto da mulher recusar-se a fazer as refeições com o marido, grosseiro e agressivo. A mulher, que parece irremediavelmente frágil, passa de oprimida a opressora num momento de revolta. E o tímido e insatisfeito Nelsinho só se sente apto a uma vida conjugal plenamente realizada após ter relações sexuais com uma velha prostituta.
1975 - Com as Calças na Mão
Elenco: Carlo Mossy, Jorge Dória, Georgia Quental, Marta Moyano, Tião Macalé, Waldir Maia, Wilza Carla, Wilson Grey, Elza de Castro, Martim Francisco, Luely Figueiró, Hugo Bidet, Betty Saddy, Yara Stein, Rodolfo Arena, Henriqueta Brieba, Lady Francisco, Zezé Macedo, Heloísa Helena, Meiry Vieira, Adele Fátima, Fernando José, Abel Pêra, Vitor Zambito, Regina Célia, Adele Pera, Fátima Freire, Tutu Guimarães.
Sinopse: Reg é um jovem empresário que funda uma estranha firma, a Tem tudo e muito mais, que se compromete a atender qualquer tipo de pedido. Mas só pode contar consigo próprio, pois sua secretária, Dona Zu, apesar de eficiente e dedicada, não consegue muita coisa com a sua gagueira. Quanto aos dois outros funcionários, são tão omissos que não aparecem nem para reivindicar aumento salarial. Em seu empenho, Reg se vê envolvido em estranhas situações, como pendurar-se no alto de um edifício para livrar-se da ira de um marido traído. Mas, em benefício de seus clientes, não mede esforços, mesmo quando os pedidos são os mais caprichosos... e os caprichos dos clientes são realmente cada vez mais estranhos.










